sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Transição chega á EBSARC

É já no próximo dia 20 de Abril, que a APEARC com o apoio da Iniciativa de Transição de Linda-a-Velha, da Transição Universitária da FCUL, irá promover uma tertúlia sobre Iniciativas de Transição. Estas serão apresentadas ao alunos do 10ºano que terão  aqui uma oportunidade de experimentar uma nova maneira de intervenção cívica na sociedade.

Mas o que é uma localidade em transição?

É um lugar onde há um processo liderado pela comunidade. Isso ajuda a que a aldeia / vila / cidade / vizinhança se torne mais resiliente.

O que é ser resiliente?

É a capacidade de permanecer em equilíbrio após sofrer grandes pressões, ou seja, é a habilidade que existe num sistema que lhe permite lidar com problemas sob pressão mantendo o equilíbrio. Em suma, são comunidades que resistem melhor a impactos externos e tendo a capacidade de retomar o seu funcionamento e de melhor se adaptarem ás alterações a que foram sujeitas.

Esperamos que esta sensibilização desperte consciências e que seja mais um passo na construção sólida de indivíduos conscientes e ativos.

A direcção da APEARC

2 comentários:

Elsa Jorge disse...

É uma grande mais valia para qualquer comunidade, que os nossos jovens começem a despertar a sua consciência para estas questões. Só assim poderão em breve dar o seu precioso contributo para um futuro mais resiliente. Um grande Bem Haja a todos que o tornam possível

david_avelar disse...

Que grande iniciativa!!! Parabéns à APEARC pela ideia e proactividade!!