sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Centro de Aprendizagem Comunitária

Caros pais e encarregados de educação,

Dois dos nossos parceiros dos últimos anos, resolveram juntar-se e desenvolver um projeto de educação, reunindo as valias de cada uma das instituições.

Esses parceiros são o Centro Comunitário de Linda-a-Velha e a Associação Florescer.
Centro de Aprendizagem Comunitária é um espaço criativo com oficinas de aprendizagem em que crianças, jovens e adultos desenvolvem projetos e ideias coletivas que se interligam com saberes e conteúdos teóricos, e onde a educação é comunitária, empreendedora e global.
 
 
 
As Oficinas de Aprendizagem estão organizadas em:

Oficinas Primeiros Passos para crianças até aos 6 anos, acompanhadas por familiares ou amigos, onde se brinca na natureza, re-criam contos e brinquedos, músicas e expressões livres de um mundo de encantar.
 
Oficinas Junior & Teen para crianças e jovens a partir do 1º ciclo onde se faz a gestão participativa do Centro de Aprendizagem e se desenvolvem projetos pessoais e de grupo. Cada pessoa participa em grupos de responsabilidade e em grupos de projeto. Nos grupos de responsabilidade é assumida a liderança coletiva do centro, desenvolvendo uma educação global com projetos multidisciplinares.

Principais Objetivos:
. Desenvolver competências empreendedoras, focadas na gestão participativa, autónoma e experiencial.
. Proporcionar momentos de entreajuda e de aprendizagem coletiva.
. Criar espaços de reflexão, partilha e de livre expressão.
. Planear, desenvolver e concretizar projetos multidisciplinares em grupo.
. Interligar e relacionar os conteúdos académicos com contextos concretos e projetos pessoais e de grupo.
. Construir processos de análise crítica e auto-hetero-avaliação.

Dinamizadoras:
A Florescer - Associação de Educação Global é uma organização, sem fins lucrativos, que implementa uma educação global e inovadora, tendo por missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e comunidades que assumem uma presença ativa e responsável no mundo.
A Florescer desenvolve o Centro de Educação Global - Florescer em Linda-a-Velha, especializado no apoio a crianças em ensino doméstico, desenvolve um programa de transFormação em educação global, participa em eventos locais e nacionais, e apoia o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem. A Florescer é co-fundadora da Associação Enraizar e da Rede Educação Viva. 
 
O Centro de aprendizagem do CCLAV - Centro Comunitário de Linda-a-Velha, é uma comunidade de aprendizagem onde os sonhos coletivos florescem
 
Responsáveis da Associação Florescer no CCLAV - Teresa Mendes e Teresa Manuel.
 




Mais informações em:




www.florescer.pt   |  centro@florescer.pt   |   geral@cclav.org   |  t. 964 845 558




 
Esperamos que a informação seja útil.

Sem comentários: